sábado, 25 de julio de 2009

An-gus-tian-te

después de sre atingido con una pieza (aparentemente de la brawn) la cabeza de felipe massa cuelga y balancea al lado izquierdo del cockpit. a la llegada a la curva parece recuperar la conciencia brevemente, pues hay actividad de frenado en las llantas.

al momento del choque puede notarse debilidad en el miembro superior derecho, que suelta el volante.

el resgate fué rápido y adecuado, y el traslado nó demoró mucho (por eso imagino que debe de haber llegado medianamente estable al puesto de atención médico)

fotos divulgadas después mostraron el impacto en el casco, encima de la ceja izquierda. Massa sufrió una pequeña cirugia para retirar un fragmento de hueso, que en esse lugar es doble, lo que portege la cavidad craneana.

18 comentarios:

  1. Marcelo. Venho falando a bastante tempo sobre o assunto dos cockpits fechados. Sei que é delicado mudar aquilo que já existe a tantos anos. Mas eu penso que isso já foi longe demais. Imagina se tivéssemos perdido Felipe Massa?
    E se a mola que caiu do carro de Barrichello estivesse um pouco mais abaixo da sua trajetória de queda?
    Hoje seria um dia muito diferente do que está acontecendo agora.
    Grande abraço. Estou te adicionando ao meu roll de blogs e sites.
    É um prazer ter você como parceiro.
    SAVIOMACHADO

    ResponderEliminar
  2. Menos mal que no ha pasado nada grave. Impactantes las imagenes de Massa al sacarlo del coche del link que me dejaste. Esperemos que se recupere pronto.

    saludos

    ResponderEliminar
  3. Luis Marcelo, este acidente foi assustador. Fiquei impressionado com o estrago no capacete dele. Muita coisa passou pela minha cabeça naquele instante. Acho que já está na hora de se pensar a respeito do cockpit fechado.

    Abraço!

    Leandro Montianele

    ResponderEliminar
  4. Acho que nao tem outra palavra mesmo para definir.
    Ficamos suspensos...

    ResponderEliminar
  5. Vaya susto he visto las imágenes varias veces y es impresionante como le da la pieza.Ya dicen quer lo han operado y valoran la operación comom positiva esperemos que pronto se recupere. Saludos

    ResponderEliminar
  6. foi realmente angustiante, a flata de notícia,s foi uma acidente grave e poderia ter sido fatal,pois se a peça entra pela viseira...

    ResponderEliminar
  7. Aquí hay un vídeo donde se ve un poco más lo que ocurrió después del accidente.

    http://axisofoversteer.blogspot.com/2009/07/massa-accident-video.html

    Esperamos lo mejor para Massa.

    ResponderEliminar
  8. Impressionante. No começo achei que não tinha sido grande coisa, que a peça tinha travado o assoalho do carro. Mas depois eu vi a telemetria mostrando que o Felipe acelerava e freava ao mesmo tempo, e passei a ficar assustado. Um susto.. nada mais que isso. Anda bem.

    ResponderEliminar
  9. Buenas,
    me he estado fijando en el video (y lo he visto en directo) y me he dado cuenta de que pulsa tanto el acelerador como el freno a la vez ¿Será relajación al quedar inconsciente?

    ResponderEliminar
  10. Agorinha, 20 e 25, o Galvão tranquilizou todo mundo, dizendo que a cirurgia foi um sucesso. Poré, continuaremos torcendo por ele. Tenho certeza que saíra dessa...

    ResponderEliminar
  11. Animo a Felipe y a todos los brasileños en este momento tan duro. Esperemos que no ocurra nada.

    ResponderEliminar
  12. Querido Marcelo, debemos la vida de Felipe, como otras tantas a Max Mosley. Así como nos hemos cansado de criticar a Max por tan mal manejo en lo politico, en el apartado de seguridad le debemos agradecer toda la vida.

    ResponderEliminar
  13. esto último que dice M3 es muy cierto .

    a pesar de todo lo que max pueda representar actualmente, el tipo ha creado en la formula uno todo un programa de desenvolvimiento de seguridad en tecnologia, procedimientos y infraestructura

    MAx Mosley merece también ser recordado por eso

    ResponderEliminar
  14. Bem pensado sobre o Mosley. A gente fica tão chocado com a gravidade da situação que não para pra pensar nos mecanismos desenvolvidos em nome da segurança.
    Mas não se pode relaxa, ainda há muito a ser feito. Caberá ao novo presidente da FIA dar continuidade a este trabalho.

    ResponderEliminar
  15. Obrigado pelol apoio Luis Marcelo. Fiquei feliz de ver a imagem em espanhol.
    Parabéns pelo blog. Você já está no Roll dos meus preferidos.
    Um grande abraço!
    Aqui fez um frio danado de gelado.
    Deixei de gostar do frio. Risos.
    Abraço meu velho!!

    ResponderEliminar
  16. http://historiasevelocidade.blogspot.com/

    Marcelo, se der comenta lá no blog sobre a punição sobre a Renault, e a não punição sobre kimi Raikkonen, que parece ter o peso político da Ferrari e do momento tenso extra-pista antes do Pacto de Concórdia ser firmado.
    Além disso, tem a análise sobre a corrida e sobre o poder de reação da MacLaren Mercedes ter tudo a ver com seu capital alemão da montadora.

    ResponderEliminar
  17. Afortunadamente, Massa podra contarlo.

    Tendran que revisar el tema de las viseras y sus bisagras, a ver si se se puede minimizar daños ante otro desafortunado golpe, porque vaya mala suerte...

    Forza Massa!

    ResponderEliminar
  18. Xará,

    Graças a Deus Massa está vivo e se recupera.

    É chegado o momento de repensar a segurança,é mais que necessário.

    grande abraço

    ResponderEliminar

sinta-sé a vontade de comentar em portugués
comentarios y ideas en español son bienvenidas